R$ 1,00 ? R$ 10,00 ? R$100, 00 ? R$ 1.000,00? R$ 10.000,00?
A pergunta é você se espanta mais em ouvir de um ator que custa 1 real ou em um que custe dez mil reais? Não existe resposta certa. O certo é que há mesmo quem pense que tanto faz um ator ou um "leigo".
R$ 1,00 ? R$ 10,00 ? R$100, 00 ? R$ 1.000,00? R$ 10.000,00?
A pergunta é você se espanta mais em ouvir de um ator que custa 1 real ou em um que custe dez mil reais? Não existe resposta certa. O certo é que há mesmo quem pense que tanto faz um ator ou um "leigo".
E de fato, em boa parte das vezes, isso se torna real. Realidade.
Quem há de negar a importância de filmes como "Cidade de Deus", "Tropa de Elite" ? Quem há de negar o sucesso de tantas novelas, tantos Gianecchini, Juliana Paes, BBBs e afins?
A diferença entre um ator e um "pseudo-ator" é que um ator representa qualquer papel. Não é o caso de tantos globais (embora haja muita gente boa por lá) e não globais que conseguiram o sucesso de forma não técnica (entendam como quiserem).
No entanto, é bem mais barato se a máquina funcionar empregando esses não-atores. Explico-me:
Se você considerar a quantidade destes verá que temos em abundância. O que significa encontrar alguém que é o papel com muita facilidade. O que significa não precisar exigir um ator. O que faz com que o preço dos atores também abaixe.
Veja, não vou nem tocar no assunto "escolas de teatro" por achar vergonhoso demais.
Fato é que existem muitos atores ruins. Péssimos. Pior do que isso, existem muitos atores sem cultura. Por cultura não precisamos chegar a profundidade de entender, sacar um teatro do absurdo. Podemos nos limitar a chamar de cultura alguém que saiba quem foi Zé Renato, quem foi Paulo Autran (esse todo mundo conhece, mas só porque fez aquela cena das comidas que é reprisada mensalmente pelo Video-Show).
Inventaram o tal DRT para ajudar a selecionar os tais "atores". Mas aí re-inventaram (até 2010 posso usar hifenes, que se escreve assim mesmo, apesar de ter outro plural, o hifens, sem acento) as escolas de teatro.
E se pensarmos, em como foram e como são as mais tradicionais, aqui na terra da garoa só se salva, talvez, a EAD.
Por isso não se pode reclamar mesmo de seleções que pedem atores sem cachê (mas veja que alegria eles são legais o suficiente para pagar o transporte!!). Até porque o número de atores sem ator (e atrizes sem atriz) que aparece por aí é mesmo um "número sem número".
Por isso é possível que quando forem à feira no domingo próximo alguém grite:
"ATOR? QUANTO VALE? OU É POR KILO??"
Quanto custa um ator ?
Compartilhar |
Que tal assinar o Feed/Rss do blog e receber os posts diretamente em sua caixa de e-mails ou em seu leitor preferido? |
Postado por Victor Amatucci
Tags
Ator
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 turradas:
Acho incrível por quê qualquer um pode ser ator, mas para se dentista, médico, enfermeiro.. etc, tem que estudar e ter registro. Ninguém vai a um médico que não é formado, que não estudou, não tem experiência, mas aceita os atores que não são atores de verdade! Isto é uma cultura de desvalorização da classe artística. Ser ator não é levado a sério!
E aí cara beleza? Primeira vez que tô lendo seu blog e tô achando interessante! Mas você menciona que não ia comentar sobre escolas de atores! Por que?
E você também diz que a única que se salva talvez seja a EAD. Mas não seria injusto limitar tanto o estudo a uma só uma escola? Creio que sim as escolas devem existir de montes, assim como as faculades pois precisamos espalhar a cultura à todos! Mas é claro que não se pode deixar de lado a qualidade e o aprendizado do aluno- que deve não somente se conter com o que é ensinado e sim buscar por fora a maior quantidade de informações que precisa para se formar um bom ator!
E outra, se existem fábricas de atores os testes estão aí para provar qual o melhor produto! rsrs
Abçs
Muito coerente sua postagem!
Parabéns pela qualidade do blog.
abraço
Postar um comentário